Como saber se tenho fimose (e de que tipo ela é)

diagnóstico adulto

O seu prepúcio (pele que encobre a glande ou "cabeça" do pênis) pode ser retraído? Você consegue movê-lo facilmente para trás da glande, e trazê-lo de volta para a frente sem sentir dor ou desconforto, mais ou menos como neste exemplo real para maiores de idade?


Se você não consegue expor a cabeça como no exemplo acima, você tem fimose. Continue lendo para entender melhor o que isso significa, e descobrir qual é o tipo da sua fimose.

O que é fimose?

A fimose, cujo nome técnico é estenose ("estreitamento" em grego) prepucial, é um estreitamento ou enrijecimento do prepúcio que impossibilita ou dificulta a exposição da glande do pênis. Ela ocorre quando a combinação elasticidade/diâmetro da abertura do prepúcio não é suficiente para permitir a sua livre movimentação sobre a glande.

Bebês nascem com prepúcios apertados e sem mobilidade: isso os protege de contaminações. Deixados por conta própria, a maioria dos meninos fará sua primeira retração total do prepúcio um pouco antes da puberdade. Ao completar a maioridade, quase todos os homens já deveriam ter a capacidade de retraí-lo totalmente, mesmo que de maneira não inteiramente confortável.

É possível ter fimose só com o "pau duro"?

Sim. É muito comum, principalmente durante a adolescência, que o prepúcio já possa ser retraído sem problemas com o pênis flácido mas ainda apresente algum grau de fimose durante as ereções.

Anel fimótico

A parte do prepúcio que realmente limita ou dificulta a exposição da glande é chamada de anel fimótico.

Foto (18+)

Clique para ver
Anel fimótico de alto grau de severidade

Tipos de fimose

Dependendo da natureza do anel fimótico, a fimose pode ser classificada em dois tipos principais:

1. Fimose fisiológica (congênita)

Quando o anel fimótico responsável pela fimose é ainda aquele presente desde o nascimento, ela é chamada fimose fisiológica ou congênita.

Foto (18+)

Clique para ver
Exemplo de anel fimótico fisiológico

O anel fimótico congênito é naturalmente menos maleável do que o restante da pele, justamente para garantir que a glande permaneça protegida e lubrificada pelo prepúcio enquanto o corpo se movimenta durante as mais variadas atividades diárias. Após a puberdade, entretanto, ele já deveria ser capaz de permitir a exposição da glande (inclusive com o pênis ereto).

2. Fimose patológica (adquirida)

Doenças de pele como infecções por bactérias/fungos ou lesões geram a formação de pequenas cicatrizes ou fibromas no prepúcio.

Essas cicatrizes podem se degenerar até a formação de um anel fimótico adquirido, devido ao estreitamento/enrijecimento patológico da pele.

Fotos (18+)

Clique para ver
Fimose adquirida

Clique para ver
Fimose adquirida

Clique para ver
Parafimose adquirida

Preocupou?

Calma. Algumas boas notícias:

  • a fimose fisiológica (congênita) em adolescentes e adultos pode ser resolvida com exercícios específicos ou aparelhos para alargamento do prepúcio;
  • grande parte das patologias responde bem a tratamento farmacológico; e, uma vez curada a causa, normalmente também é possível reverter a fimose patológica com aparelhos para alargamento do anel fimótico adquirido;
  • se a sua doença de pele for recorrente (daquelas que sempre voltam após o tratamento farmacológico) ou intratável, uma cirurgia acabará de vez com o problema da fimose.

Mas, qualquer que seja o tipo da sua fimose, qual é o seu grau? Descubra aqui.

Referências

- Thorvaldsen MA, Meyhoff H (2005). Phimosis: pathological or physiological? Ugeskr Læger, 167(17):1858-62.
- Edwards S, Bunker C, Ziller F, Meijden W (2014). 2013 European guideline for the management of balanoposthitis. International J of STD & AIDS, 25(9):615-626.
- Neill SM, Tatnall FM, Cox NH (2002). Guidelines for the management of lichen sclerosus. British J. of Dermatology, 147:640-9.