Tratamento com aparelhos

tratamento adulto

Existem diversos produtos projetados especificamente para a resolução não-cirúrgica da fimose.

Antes de investir num desses dispositivos, convém estudar com calma as características de cada um deles para não jogar seu dinheiro fora.

Conheça o ranking dos principais aparelhos de acordo com sua praticidade (facilidade de uso), conforto e eficácia.

3° lugar: Novoglan

Novoglan é um dispositivo à base de bexigas de látex. A bexiga é posicionada (vazia) entre o prepúcio e a glande, e inflada até a pressão requerida para gerar tensão no anel fimótico.


Deixada inflada na posição ideal por vários minutos todos os dias, a bexiga pode ser capaz de alargar o anel fimótico em um bom número de casos de fimose (principalmente quando o anel fimótico não for muito rígido, por razões que veremos mais adiante).

O principal ponto positivo deste aparelho é o conforto resultante das seguintes características:

  • flexibilidade do látex
  • distribuição esférica da tensão

É recomendado utilizar algum creme hidratante ou óleo lubrificante em conjunto com este aparelho: o látex pode irritar a pele muito facilmente, e nesse caso o conforto se tornará desconforto. Não é à toa que o fabricante inclui tanto um creme quanto um óleo em seu kit mais caro.

Devido ao seu número de componentes, Novoglan não é um aparelho muito prático. Mas o seu principal ponto negativo é a baixa eficácia, principalmente em casos de fimose adquirida (quando o anel fimótico é composto por tecido cicatricial, e portanto inelástico).

Se por um lado a flexibilidade do látex se traduz em conforto, por outro ela não é uma característica desejável quando o objetivo é sobrepujar a resistência imposta por um anel fimótico mais rígido.

Procurar insistir inflando a bexiga com uma pressão ainda maior não resolve o problema, e aumenta a chance de estouro da mesma: talvez seja por isso que o kit é composto por várias bexigas de reserva.

2° lugar: Glanspro

Glanspro é um instrumento do tipo fórceps projetado especificamente para o alargamento do anel fimótico.

recomendado por urologista

Ele proporciona um alongamento da pele até certo ponto semelhante ao tratamento manual, mas com 3 vantagens:

  • suas pontas se inserem dentro do prepúcio mais facilmente que os dedos;
  • devido ao efeito alavanca proporcionado pelo fórceps, é necessária menos força e portanto não se cansa tanto do que quando se utilizam apenas as mãos;
  • higiene.

Devido à sua capacidade de submeter o anel fimótico a uma maior tensão, este aparelho acaba sendo mais eficaz do que o Novoglan.

A desvantagem do Glanspro consiste no fato dele ser um instrumento cansativo, pois é necessário ficar aplicando uma certa força continuamente com a mão durante o tratamento.

1° lugar (empate): Glansie e Phimostop

Glansie

Glansie compartilha das mesmas características positivas de Glanspro, mas com uma grande vantagem que faz com que seu uso seja muito mais prático:

É possível travar o fórceps em determinadas aberturas para descansar as mãos.

Além disso, sua empunhadura é mais ergonômica (a do Glanspro é do tipo "tesoura", ou seja, você precisa fazer força com o dedão e com o dedo indicador) e suas pontas foram cuidadosamente projetadas para uma fácil inserção, razão pelal qual esse aparelho é capaz de ser utilizado inclusive para tratar as fimoses mais estreitas.

Phimostop

Phimostop é o único aparelho para a correção da fimose que já foi objeto de estudo clínico oficial. Ele foi avaliado pelo Policlínico Universitário Tor Vergata, na Itália, e obteve validação pelo Ministério da Saúde daquele país.

O kit é composto por 22 elementos de diversos diâmetros denominados tubóides, que proporcionam uma ação dilatadora contínua, progressiva e confortável no anel fimótico.


Fabricados em silicone de grau médico e cuidadosamente projetados para se adaptar à anatomia da glande, os tubóides não apresentam risco de lesão, não causam irritação e têm a consistência ideal para o alargamento do anel fimótico.

Phimostop apresenta a vantagem de poder ser usado em qualquer situação, tanto de dia quanto de noite, sem limitações nas atividades diárias (até mesmo esportes podem ser praticados).

Essa ação contínua e prolongada se traduz em ainda maior eficácia, fazendo com que o tempo necessário para resolver a fimose seja enormemente reduzido.