Se o seu pênis não apresenta nenhuma lesão aberta ou infecção, você pode tratar a fimose sem cirurgia. Entenda como funciona a rotina de exercícios.
Você é criança, mãe, pai ou responsável? Atenção, esta página NÃO é para você: clique aqui.
Você é um adolescente ou adulto com fimose, mas sem a presença de nenhuma infecção ou ferida? Então aprenda a tratar a sua fimose naturalmente, no conforto e privacidade da sua casa. E não se esqueça de lavar as mãos, antes (por amor a si mesmo) e depois dos exercícios (por amor ao próximo).
O anel fimótico (também chamado de anel prepucial), que é a parte mais estreita do prepúcio, pode não estar necessariamente na extremidade. Se você ainda tem um prepúcio muito apertado, talvez seja necessário puxar um pouco a pele para trás para identificar a sua faixa mais estreita.
Foque no anel fimótico. Puxe em dois sentidos opostos da mesma direção, a qual deve ser perpendicular ao eixo do pênis.
Puxe gentilmente, um pouco abaixo do limiar da dor. Dor é um sinal de que você pode estar lesando a pele. Lesões fazem com que o tecido se contraia como parte do processo regenerativo, e portanto estreitam ainda mais a fimose.
Dependendo da resistência da sua fimose e do tempo que você tem à disposição, o tratamento completamente manual pode ser ineficaz ou inviável. Nesse caso, aparelhos especialmente desenvolvidos para o tratamento da fimose podem vir a ser muito úteis.
Glansie é um instrumento do tipo fórceps fabricado inteiramente em aço inoxidável, enquanto Phimostop é um kit composto por 22 tuboides de silicone de grau médico. Ambos proporcionam, com notável eficácia, a dilatação progressiva do anel fimótico.
Se a sua abertura é larga o suficiente, mas o freio ("cabresto") muito curto - impedindo a retração total do prepúcio ou envergando a glande para baixo - você tem uma condição chamada freio breve.
Você pode tentar o seguinte método, indicado apenas para casos leves:
Ao contrário do anel fimótico, para o freio não existem aparelhos específicos. Caso o alongamento manual não funcione, a única alternativa é um intervento cirúrgico.
Pomadas não são absolutamente necessárias, mas podem facilitar e acelerar o progresso obtido pelos exercícios.
Diversos estudos demonstraram a eficácia de pomadas contendo o corticoide valerato de betametasona no tratamento da condição fimótica.
No Brasil, também existe uma pomada específica para fimose, a Postec: além do valerato de betametasona, esse medicamento ainda contém uma enzima chamada hialuronidase, cuja função é reduzir temporariamente a viscosidade do tecido conjuntivo e portanto tornar a pele mais maleável.
A pomada deve ser aplicada somente no anel fimótico ou no freio, dependendo do que se estiver tratando (evite aplicá-la em outras áreas, como a glande). Aplique depois de fazer os exercícios, para evitar de se lambuzar. Esfregue a pomada na pele até a substância desaparecer.
Vale lembrar que os corticoides, apesar de ajudar a tratar diversas doenças, também apresentam riscos para a saúde e podem causar sérios problemas quando usados de forma irresponsável.
Depende. Tratar a fimose sem cirurgia pode levar algumas semanas, alguns meses ou até mais.
Depende do ponto de partida: o seu anel fimótico precisa se alargar somente alguns milímetros, ou alguns centímetros? Se o seu ponto de partida for, literalmente, "um ponto" (fimose grau 5 "buraco de agulha"), pode até passar de um ano para se chegar ao grau 0 utilizando o método estritamente manual.
Depende da sua dedicação: para o tratamento manual sugerimos, por praticidade, duas sessões diárias, uma pela manhã e outra à noite. Mas nada impede que você faça por mais tempo. Quanto mais tempo você fizer, mais rápido será o progresso. Você pode, inclusive, aproveitar as idas ao banheiro para dar uma tensionada rápida.
Depende da ferramenta: a mão é um instrumento muito versátil; mas a utilização de um bom aparelho específico para o alargamento do anel fimótico é capaz de encurtar significativamente o tempo necessário para se livrar da fimose.
Uma vez que se consegue manter uma rotina de tratamento, é só seguir em frente. Mas é preciso estar atento para não pisar em nenhuma armadilha ao longo do caminho. Quer saber quais são elas? Clique aqui.