Prepucioplastia

cirurgia adulto

Ao contrário da postectomia (circuncisão), a prepucioplastia preserva as funções de proteção, lubrificação e sensibilidade desempenhadas pelo prepúcio. Mas e quanto à estética, será que vale a pena?

Como funciona

A prepucioplastia é um intervento cirúrgico no qual o anel fimótico é alargado através de um ou mais cortes longitudinais, que são costurados transversalmente.

diagrama prepucioplastia
Cirurgia de prepucioplastia

A técnica básica é ilustrada no diagrama acima. Sob anestesia, o prepúcio é retraído, de maneira que o anel fimótico esprema o eixo do pênis atrás da glande (ii). Nessa configuração, são feitas uma ou mais pequenas incisões longitudinais que, após abertas com um fórceps, são fechadas transversalmente (iii) com suturas (pontos) absorvíveis. Esse procedimento alarga o anel fimótico (iv) e permite a livre passagem da glande.

O intervento também encurta ligeiramente o comprimento do prepúcio, pois é essa diminuição de comprimento que permite o aumento de perímetro do anel fimótico.

Nesse diagrama, por simplicidade, foi ilustrada a sutura de apenas uma incisão. Mas também podem ser realizadas duas ou mais incisões em linha, para evitar que o resultado estético final seja o de uma indentação em forma de V na abertura do prepúcio. Alternativamente, também podem ser executadas várias pequenas incisões ao longo da circunferência peniana, para que a deformidade seja distríbuida e menos evidente.

Quando o anel fimótico não precisa ser alargado excessivamente, entretanto, uma única pequena incisão executada por mãos hábeis pode apresentar resultados aceitáveis, como no exemplo a seguir (incisão dorsal):

Fotos (18+)

Clique para ver
1 dia após a cirurgia
Clique para ver
4 dias após a cirurgia
Clique para ver
12 dias após a cirurgia
Clique para ver
26 dias após a cirurgia

Um aspecto controverso da prepucioplastia é justamente a questão da estética.

Por essa razão, variações mais sofisticadas do procedimento descrito acima (incisões longitudinais suturadas transversalmente) também podem ser empregadas. Entretanto, tais variações (como a Z-plastia e a Y-plastia) envolvem um grau de dificuldade mais elevado, e podem apresentar uma maior ocorrência de complicações.

Onde fazer?

Infelizmente é muito difícil encontrar um urologista que realize a prepucioplastia no Brasil. Ela é executada principalmente por cirurgiões plásticos, mas nesse caso os planos de saúde não cobrem o intervento e os preços acabam sendo exorbitantes.

Referências

- Cuckow PM, Rix G, Mouriquand PDE (1994). Preputial plasty: a good alternative to circumcision. J. of Pediatric Surgery, 29(4):561-3.
- Wahlin N (1992). "Triple incision plasty". A convenient procedure for preputial relief. Scandinavian J of Urology, 26(2):107-10.
- https://preputioplasty.wordpress.com/